Sussurro

Daniel Barreiro (Brasil - 1974) é compositor e pesquisador na área de música. Nutre interesse especial pela música contemporânea em geral e pela música eletroacústica em particular. Sua produção inclui obras acusmáticas em stereo e em oito canais, obras mistas (para instrumentos e sons eletroacústicos/processamento sonoro em tempo-real) e trilhas-sonoras para curtas-metragens e vídeos. Foi premiado em prestigiosos concursos internacionais de composição, como o Concurso Internacional de Bourges, na França (Prêmio e Menção Honrosa, em 2006; e Pré-seleção, em 2005), Concurso Métamorphoses, na Bélgica (Primeiro Prêmio Ex-Aequo, em 2006), e o CIMESP (Finalista, em 2005). Suas obras têm sido apresentadas em concertos e festivais em diversos países como Alemanha, Bélgica, Brasil, Canadá, Colômbia, Espanha, Estados Umidos, França, Inglaterra, Irlanda do Norte, Itália, México e Suíça. É graduado em Composição e Regência pela UNESP (1997), Mestre em Comunicação e Semiótica pela PUC/SP e Doutor em Composição pela University of Birmingham (Inglaterra). Foi membro atuante do BEAST (Birmingham ElectroAcoustic Sound Theatre) entre 2003 e 2006, o que lhe rendeu grande experiência em difusão sonora (espacialização) de obras eletroacústicas. Foi bolsista da CAPES (Doutorado no Exterior, 2003-2007), da FAPESP (Mestrado, 1998-2000; e Iniciação Científica, 1994-1996) e do PIBIC/CNPq/UNESP (Iniciação Científica, 1997). Cursou disciplinas, cursos e workshops ministrados por Sérgio Freitas (1991), Flo Menezes (1992-1998), Hans Joachim Koellreutter (1993-1995), Edson Zampronha (1996-2000), Graciela Paraskevaidis (1996), Hans Tutschku (1997, 2003 e 2006), Sílvio Ferraz (1999-2000), Erik Oña (2003), Jonty Harrison (2003-2007), Scott Wilson (2004), Bernard Parmegiani (2004), Miller Puckette, Richard Dudas e David Zicarelli (2005), entre outros. Tem experiência docente no nível superior e artigos publicados em periódicos e anais de congressos.

 

 


(Un)folding (2004) para sons eletroacústicos.
Interferências (2004) para celo e computador (Max/MSP). Cello: Ellen Fallowfield.
Superfícies em contato (2003) para sons eletroacústicos.
Arrivals (2003) para sons eletroacústicos.