Sussurro

Alexandre Bräutigam

 

Alexandre Bräutigam nasceu no Rio de Janeiro, em 1974. Iniciou sua musicalização na adolescencia, tendo aulas particulares de piano com o professor Arthur Bastos. Atraído pelo heavy metal migrou para a guitarra e depois baixo elétrico, quando fez parte da banda underground Moebius por 5 anos.
Já cursando Física na PUC-Rio, mergulhou por um ano e meio na oficina de maracatu do Rio Maracatu. Começa sua produção de poesias e contos. Volta também as atenções para a composição, para o violão e compõe a sua primeira trilha sonora para o seu primeiro curta-metragem, em 2001: "Seu Genésio", para violão, violino e violoncelo. Conclui a Física.
Em 2003 inicia estudos de violoncelo na Escola de Música Villa-Lobos com a professora Atelisa Sales.
Em 2004 toma contato de forma direta com a música eletroacústica a partir de um curso ministrado pelo compositor e professor Rodolfo Caesar, no começo do ano. Faz seu segundo curta, "Cores" e a trilha sonora é sua primeira composição neste campo. O filme, experimental, trabalha tinta, água e sons. Música. No segundo semestre, ministra a matéria eletiva para a graduação (criada pelo próprio) "A Física na Música", oferecida pelo departamento de Física da PUC-Rio para todos os alunos da universidade. Produz seu terceiro curta, "(Cl)arranhando".
Em 2005 produz seu quarto curta, "Ruínas". Começa o mestrado em Música na UFRJ sob orientação de Rodolfo Caesar. Participa do concerto "Cine Pitágoras" no Rio de Janeiro, de música acusmática, e tem seu trabalho selecionado para ser executado no Festival Internacional de Música Acusmática da Motus, em Crest (França), chamado "Futura 2005", no dia 20 de agosto deste ano.

 

 

Religião Cores
Sítio I
SítioII
SítioIII