<< Home

APRESENTAÇÃO

O V ENCUN será realizado entre os dias 7 e 13 de outubro de 2007 na cidade de São Paulo, no Centro Universitário Maria Antonia (CEUMA). O espaço é ideal para a realização do evento devido à sua localização privilegiada e de fácil acesso no centro da cidade, além da possibilidade de abrigar tanto concertos quanto cursos e palestras. Os concertos serão realizados na Faculdade Santa Marcelina (FASM), no SESC Consolação e no SESC Vila Mariana.

Para a quinta edição do Encontro, serão realizados cinco concertos: Um concerto com obras para piano solo, um concerto com obras para percussão, um concerto de música eletroacústica e dois concertos com obras instrumentais para formações variadas. Compositores residentes em qualquer parte do país podem inscrever suas obras segundo as diretrizes expostas no edital.

Além dos concertos, serão oferecidos cursos com compositores convidados, oficinas ministradas por compositores participantes e sessões de escuta em que os participantes poderão discutir as obras apresentadas. A programação completa do evento estará disponível neste site em breve.

HISTÓRICO

O ENCUN - Encontro Nacional de Compositores Universitários - foi idealizado em 2003 por estudantes dos cursos de graduação em Música da Unicamp. O Encontro nasceu da vontade de se criar um espaço de divulgação das obras de jovens compositores brasileiros, propiciando assim um importante intercâmbio entre estudantes de todo o país.

Na sua primeira edição, realizada em Campinas-SP em 2003, além da veiculação de obras inéditas de jovens compositores, foram também realizadas mesas-redondas, palestras e comunicações de trabalhos acadêmicos.

O II Encontro aconteceu em 2004 na cidade de Londrina-PR, organizado por estudantes da UEL (Universidade Estadual de Londrina). Nessa edição, o evento foi expandido e ampliado, sendo instauradas mesas-redondas e cursos com a duração de três dias. Os cursos foram ministrados por professores e compositores de diversas regiões do país.

O III Encontro foi realizado em 2005 na cidade de Curitiba-PR, organizado por estudantes da UFPR (Universidade Federal do Paraná), e ampliou a programação do evento que passou a comportar, além dos concertos, mesas-redondas e cursos, sessões de escuta onde os compositores tinham um espaço para discutir as obras apresentados em concerto no dia anterior.

O IV Encontro foi realizado em 2006, na cidade de Belém-PA, organizado por estudantes da UFPA (Universidade Federal do Pará), aproximando o evento das regiões Norte e Nordeste do Brasil, tendo em vista uma maior abrangência, já que as edições anteriores haviam reunido principalmente compositores das regiões Sul e Sudeste.

A quinta edição (2007) é organizada por estudantes da USP, UNESP e FASM (Faculdade Santa Marcelina), dando continuidade a este importante encontro já consolidado dentro da agenda acadêmica dos jovens compositores do Brasil, bem como do público interessado pela produção musical contemporânea. Todos os eventos da programação serão gratuitos e abertos a todos os interessados.


<< Home