<< Home

 

CURSOS E OFICINAS

 

CURSOS
Escuta, gesto, princípio e idéia musical
A escritura instrumental em Varèse
Posturas auditivas e o repertório contemporâneo

OFICINAS
Edição gráfica de partituras
Psicoacústica

Duo Marco04

SuperCollider3 (NÃO HÁ MAIS VAGAS)

 

COMO SE INSCREVER

As inscrições por e-mail foram encerradas no dia 30/09. Uma resposta automática foi enviada a todos aqueles que se inscreveram confirmando sua inscrição.

Informamos que as vagas não foram totalmente preenchidas, e que ainda há a possibilidade de se inscrever no próprio dia do curso ou oficina (ATENÇÃO: as inscrições serão realizadas por ordem de chegada).

Todas as atividades do V ENCUn são gratuitas e abertas a todos os interessados.

topo

 

CURSOS



ESCUTA, GESTO, PRINCÍPIO E IDÉIA MUSICAL: assimilação e processo criativo em música

O curso será dividido em dois módulos: o primeiro modo, um atelier de escuta, foca a importância da escuta enquanto ferramenta objetiva para a compreensão de um código e também enquanto meio para a supressão voluntária desse código, possibilitando uma apreciação do material sonoro desprovido de significado. O segundo módulo concentra-se nas noções de gesto, princípio e idéia, elementos fundamentais na construção do discurso musical, abordando como esses elementos podem ser articulados em tempo real na prática da improvisação.

Ministrante: José Augusto Mannis (breve currículo)

Realização: 08/10/2007 e 09/10/2007, das 09h às 12h

Local: CEUMA - 1° dia: Sala 100; 2° dia: Salão Nobre

topo



A ESCRITURA INSTRUMENTAL EM VARÈSE: forma/processo, harmonia/timbre, ritmo/tempo, planos e simultaneidades

O curso discutirá por meio da apresentação de conceitos e exemplos musicais como na obra do compositor francês Edgard Varèse as noções de tempo, harmonia, timbre e forma são importantes para o pensamento composicional contemporâneo. Alguns trechos de obras instrumentais de Varèse serão comentados e analisados para aprofundar a discussão sobre possíveis caminhos poéticos para a música do século XXI.

Ministrante: Paulo Zuben (breve currículo)

Realização: 10/10/2007, das 09h às 12h; 11/10/2007, das 16h às 19h

Local: CEUMA - Salão Nobre

topo



POSTURAS AUDITIVAS E O REPERTÓRIO CONTEMPORÂNEO: mais de um século de solidão


O curso focaliza o problema do afastamento do público do repertório musical contemporâneo. Propõe um breve histórico do relacionamento obra/público e mostra como o distanciamento entre as partes começa a se dar a partir do século XVIII neoclássico, até chegarmos à situação do século XXI. As transformações ocorridas no pensamento estético-musical e suas relações com as diferentes posturas auditivas existentes serão analisadas com base no pensamento e na fenomenologia de Merleau Ponty.

Ministrante: Yara Caznók (breve currículo)

Realização: 12/10/2007 e 13/10/2007, das 09h às 12h

Local: CEUMA - Salão Nobre

topo



OFICINAS



Edição gráfica de partituras com suporte tecnológico

A oficina será apresentada em duas fases complementares. A primeira delas será a exposição teórica das ferramentas de produção gráfica por meio dos softwares livres InkSpace e Gimp, sempre buscando calcar a necessidade de uso de cada recurso no exemplo de partituras manuscritas do repertório contemporâneo. Já a segunda fase, essencialmente prática, pretende fazer edição comentada de obras e dúvidas trazidas pelos participantes da oficina.

Obs.: Aos participantes que tiverem computadores portáteis, recomenda-se que os levem já com o InkSpace e o Gimp devidamente instalados. Clique aqui para informações sobre onde baixar os softwares e como instalá-los.

Ministrante: Tiago de Mello (breve currículo)

Realização: 08/10/2007, das 14h às 18h

Local: CEUMA - Sala 100

topo



Psicoacústica, Percepção Musical e Relevância Musical


Esta oficina trata de alguns princípios psicoacústicos e cognitivos focando em sua correlação com a teoria da música ocidental, assim como a criação musical. O conteúdo será exposto de modo a discutir até que ponto esses princípios são relevantes musicalmente.

Ministrante: Alexandre Porres (breve currículo)

Realização: 09/10/2007, das 16h às 18h

Local: CEUMA - Salão Nobre

topo



Duo Marco04: explanação e exemplificação de algumas práticas e estruturas improvisatórias

O objetivo da oficina é disponibilizar conhecimentos práticos desenvolvidos em anos dedicados à produção musical-improvisatória, quais sejam: o estímulo a uma postura crítico-criativa com relação à prática instrumental (ie. desenvolvimento de técnicas extendidas, consciência de limitações técnicas e suas vantagens/desvantagens, a corporalidade presente na atuação instrumental); procedimentos de estruturação da improvisação (ie. níveis de pré-determinação de forma e material, influências imagéticas, possibilidades de relação entre os intérpretes, etc).

Ministrantes: Henrique Iwao e Mário del Nunzio (breve currículo)

Realização: 10/10/2007, das 16h às 18h

Local: CEUMA - Salão Nobre

topo



SuperCollider 3
: uma visão geral

SuperCollider 3 é uma linguagem de programação comumente usada para o processamento e síntese de áudio em tempo real ou não-real, composição algorítmica, performance de live-electronics e instalações sonoras. A oficina se propõe a fornecer os mecanismos básicos para que os participantes estejam aptos a se aprofundarem na linguagem do SuperCollider 3. Será realizada uma introdução clara das possibilidades da linguagem, noções básicas de como funciona o programa, onde e como pesquisar o material de apoio.

Obs.: Aos participantes que tiverem computadores portáteis, recomenda-se que os levem já com o SuperCollider3 devidamente instalado. Clique aqui para informações sobre onde baixar o software e como instalá-lo.

Ministrante: Bernardo Gomes de Barros (breve currículo)

Realização: 11/10/2007, das 09h às 12h

Local: CEUMA - Salão Nobre

topo



<< Home