Sussurro


BRYAN HOLMES

Compositor chileno nascido em abril de 1981, radicado no Rio de Janeiro desde 2006. Estudou Filosofia na Universidad de Valparaíso (UV, Chile, 1999-2000) e é Bacharel em Ciências e Artes Musicais pela Pontificia Universidad Católica de Valparaíso (PUCV, Chile, 2001-2005), onde estudou composição e orquestração com Eduardo Cáceres e música eletroacústica com Pedro Álvarez. Assistiu a diversos cursos, seminários e classes com Gabriel Brncic, Riccardo Bianchini, Pawel Lukaszewski, Jorge Martínez, Edson Zampronha, Jocy de Oliveira, Ney Rosauro, Carole Gubernikoff, Leo Fuks, Rodrigo Cicchelli, o Ensemble ARCEMA de Paris, o Grupe de Musique Experimental de Marseille (GMEM), dentre outros. Em 2007 ingressou, sob orientação de Vania Dantas Leite, no Mestrado em Música (Área Composição) da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO-RJ), como bolsista da CAPES e posteriormente da FAPERJ.
Conquistou o primeiro prêmio no concurso de composição "Darwin Vargas W" pela obra Zona Ámbula, para violão. Tem composto música solística, de câmara, coral, orquestral e eletroacústica, trabalhando ainda com dança, cinema, teatro, televisão, rádio, artes plásticas e instalações sonoras. Suas obras são publicadas pela editora PERIFERIA Sheet Music de Barcelona e foram interpretadas em prestigiosos festivais como Synthèse (Bourges, França), Sonoimágenes (Buenos Aires, Argentina), Jornadas Argentinas de Música Contemporánea (Córdoba, Argentina), ZEPPELIN (Barcelona, Espanha), Festival Internacional de la Imagen (Caldas, Colômbia), Festival Internacional de Música Contemporánea de la Universidad de Chile (Santiago de Chile), Ai-maako (Santiago de Chile), Festival Internacional de Música Contemporánea de Valparaíso "Riccardo Bianchini" (Valparaíso, Chile), Festival "Darwin Vargas" (Valparaíso, Chile), dentre outros. Sua música foi gravada em vários CDs, nos quais participou como compositor, guitarrista ou multiinstrumentista. Também foi editado em três netlabels.
É membro fundador da Asociación de Música Contemporánea de Valparaíso (AMCOV), membro ativo da Rede de Arte Sonora Latino-americana (RedASLA) e da Comunidad Electroacústica de Chile (CECh). Tem alguns trabalhos como produtor, graças a apoios do Fundo de Fomento à Música Nacional e o Conselho da Cultura e das Artes do Chile, do Governo Regional e da Prefeitura de Valparaíso, da PUCV, UTFSM, etc., para realizar festivais, gravações, publicações, performances e instalações em espaços públicos. Regeu várias estréias próprias e de outros compositores, especialmente no formato camerístico, tanto acústico quanto misto. Fez live electronics e espacialização em importantes teatros e salas de concerto em Valparaíso, Viña del Mar, Santiago e Rio de Janeiro.



OBRAS

LA FLOR DEL DIABLO (2008) - soprano, oboé, trombone e piano - texto de Bryan Holmes

DESEMBOCADURAS (2008) - eletroacústica sobre suporte

PLEGARIA (2007) - barítono e piano - texto de Vladimir Maiakovsky

FADE (2007) - oboé, clarinete Sib/clarone, percussão, soprano, guitarra elétrica e violoncelo amplificados e eletroacústica sobre suporte

AUTOPSIA DE UN GLOBO AMARILLO (2006) - eletroacústica sobre suporte

ANTÁRTICA (2006) - orquestra de cordas

CONTRA NOS (2006) - soprano-bailarina, eletroacústica sobre suporte e processamento em tempo real - texto de Bryan Holmes - coreografia de Doriana Mendes

CREPÚSCULO (2006) - eletroacústica sobre suporte quadrafônico

EPITUNGA (2006) - eletroacústica sobre suporte

ULTRAMAR (2005) - eletroacústica sobre suporte quadrafônico

CANCIÓN DE CUNA (2005) - sax alto ou clarinete Sib, eletroacústica sobre suporte e processamento em tempo real

(Miguel Razzouk)

DEDOCAFEINÓMANO (2005) - piano

(Exemplo MIDI)

PAZ TURRI (2004) - trio de violões

ZONA ÁMBULA (2004) - violão
(Ed. PERIFERIA Sheet Music, Barcelona)

(Esteban Espinoza)

LALA (2004) - eletrónica

EL QUINTO SUEÑO (2004) - flauta, oboé, clarinete em Lá, piano e violoncelo

(Felipe Rubio, Nelson Niño, Isabel Césped, Samuel Quezada e Mircea Ticu - regência Bryan Holmes)

ALTRENATIVA (2003) - violino e piano
(Ed. PERIFERIA Sheet Music, Barcelona)

(Sebastián Rojas e Priscila Vergara)

CUECA CORTA Y TRISTE (2002) - coro misto - texto de Bruno Serrano

ACEPCIONES (2002) - violão

DECEPCIONES (2001) - violão

NOCTAMBULISMO (2001) - flauta ou píccolo


website