EDSON ZAMPRONHA
www.zampronha.com
www.myspace.com/zampronha

 

Sampling (2004)
Sentimento Plástico (2004)
Modelagem V (2005-6)

EDSON ZAMPRONHA nasceu no Rio de Janeiro e atualmente reside e desenvolve seu trabalho na Espanha. Recebeu diversos prêmios, entre os quais se destacam dois prêmios da Associação Paulista de Críticos de Arte (APCA) e o 6º Prêmio Sergio Motta, o mais importante prêmio em Arte e Tecnologia do Brasil, pela instalação Atrator Poético realizada com o Grupo SCIArts.
Tem recebido encomendas de diversos grupos e instituições, como do Museum für Angewandte Kunst, em Colônia (Alemanha) para as atividades culturais da Copa do Mundo de Futebol 2006; da estilista María Lafuente para seu desfile na Passarela Cibeles 2006 (Madri, Espanha) e da Banda Sinfônica do Estado de São Paulo, para o 100º aniversário da Pinacoteca de São Paulo em 2005.
Suas obras tem sido apresentadas em algumas das principais salas de concerto da música clássica e contemporânea, como no Auditório 400 do Museo Nacional Reina Sofía em Madri, no CBSO Centre de Birmingham, Inglaterra e no Teatro Municipal de São Paulo, Brasil
Suas composições estão incluídas em dois CDs totalmente dedicados às suas obras (CD Sensibile e CD Modelagens), e em outros quinze CDs lançados por diferentes selos e instituições.
Como divulgador da música atual ministrou inúmeros cursos e conferências como no Museo Reina Sofía em Madrid, na Universidade de Manchester, Inglaterra ou no Centro Cultural São Paulo, Brasil.
É Doutor em Comunicação e Semiótica – Artes – pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP), é Mestre em Composição Musical pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e Bacharel em Composição e Regência pela Universidade Estadual Paulista. Realizou pesquisa de Pós-doutorado na Universidade de Helsinque (Finlândia).
É autor do livro Notação, Representação e Composição – um novo paradigma da escrita musical.